STATISTICAL PROCESS CONTROL

O Statistical Process Control (SPC) ou Controle Estatístico de Processos (CEP) tem por finalidade desenvolver e aplicar diferentes métodos estatísticos, que compõem uma estratégia para prevenção de defeitos, melhoria da qualidade dos produtos e (ou) serviços e redução dos custos de fabricação.

Utilizar CEP é vantajoso no sentido em que ele torna possível a redução e evitação de falhas, mesmo antes delas acontecerem. Outro ponto importante é possibilidade da identificação de causas especiais, que são situações muitas das vezes prejudiciais ao processo e que demandam velocidade de identificação e de intervenção. A partir dessa identificação, revelam-se, em muitos casos, ruídos de produção, que podem ficar ocultos e acabam não sendo identificados ao utilizar análises convencionais.

De maneira ilustrativa tomemos por exemplo um processo de manufatura, em que temos três fontes que geram variações e instabilidades: o sistema de medição adotado, a linha de produção e a matéria prima utilizada. Ao utilizar CEP temos o objetivo de desenvolver um sistema que possibilite a identificação de pontos críticos que estão alavancando os custos de produção e determinar uma faixa ideal de operação os para os insumo ou condições de trabalho. O que, por sua vez, possibilita que a empresa tenha o conhecimento de como está a "saúde" do seu processo produtivo e consequentemente gera a diminuição de gastos.

Por fim, como resultados temos indicadores gerados e relatórios prescritivos (tanto comercial quanto de gestão), que sugerem melhorias para o seu processo produtivo, como: redução da variação dos produtos ou serviços, padronização de qualidade, garantia das especificações necessárias para a comercialização e minimização desperdício de esforço de trabalho ou matéria prima.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o nosso produto. 

Carta de Investimento